EXTINTOR DE INCÊNDIO CARGA PÓ QUÍMICO CLASSE D 9 KG

Extintor de incêndio portátil classe D

Extintor de Incêndio Portátil carga Pó Químico Classe D.


Extintor Código: EI932.
Carga Classes: D.
Capacidade nominal: 9 Kg.

Unidade extintora classe D para combate a incêndios em metais pirofóricos como lítio, sódio, potássio de sódio, magnésio e outros.

Deve ser informado o metal pirofórico protegido, pois são utilizados agentes extintores específicos para cada risco.

Equipamento portátil com carga de 9 kg de agente extintor classe D.

Unidade extintora de incêndio portátil, com carga de pó químico, fabricado em chapa de aço carbono. Válvula com gatilho com rosca M30x1,5, com indicador de pressão escala de 0 a 2,1 Mpa com rosca 1/8” NPT. Destinado à proteção e combate a incêndio de fogos Classe D (sódio, potássio de sódio, magnésio entre outros), é fornecido na capacidade de 9 kg de agente extintor, com pressão de serviço 10,5 kgf/cm² (1,03 Mpa) e pressão de testes de 30 kgf/cm² (2,94 Mpa).

  • Diâmetro/Recipiente: 180 mm.
  • Altura extintor (mm): 570.
  • Peso total (kg): 15,0.
  • NCM 84241000

*Acompanha Suporte de Parede.

Este Produto pode ser instalado sobre o piso utilizando os Suportes para Piso.


INSTRUÇÕES DE USO

1- Gire o pino trava rompendo o lacre plastico, depois retire o pino.Como Usar o extintor
2- Segure a mangueira firmemente e aperte o gatilho.
3- Dirija o jato à base do fogo espalhando o pó.


Observações sobre os Extintores de Incêndio:

O Extintor de Incêndio é um dos muitos produtos sujeitos à Avaliação Compulsória da Conformidade. Isso significa que deve ser fabricado, obrigatoriamente, de acordo (ou em conformidade) com requisitos definidos pelo Inmetro.

Os fabricantes de extintores de incêndio precisam solicitar a um Organismo de Certificação de Produto – OCP –  acreditado pelo Inmetro, que avaliem os seus extintores. Se forem cumpridos todos os requisitos e formalidades da Portaria Inmetro n°. 486 de 08/12/2010, o extintor recebe o Certificado de Conformidade. Os requisitos técnicos são os definidos nas normas ABNT NBR 15808 – Extintores de Incêndio Portáteis, e ABNT NBR 15809 – Extintores de Incêndio Sobre Rodas. 

As empresas que fornecem serviços de manutenção e recarga de extintores também precisam estar em conformidade com as exigências legais do Inmetro. Os requisitos técnicos são definidos pela norma ABNT NBR 12962 -Inspeção, manutenção e recarga em extintores de incêndio.

Portanto, é a norma ABNT NBR 12962 que define os prazos para inspeção e manutenção de extintores. Para resumir:

Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados a cada 12 meses. Essa inspeção é que irá determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.

Os extintores com carga de CO2 – Dióxido de Carbono devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10% o extintor deverá ser recarregado.

O ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores deve ser realizado a cada 5 anos, ou em menor intervalo se o mesmo tiver sofrido impacto sério.

Informações sobre a próxima Inspeção

Informações sobre a data da última inspeção ou manutenção, próxima inspeção e garantia podem ser encontrados em cada extintor. Veja onde:

extintor de incêndio anel recargaO Anel de plástico ou metal na válvula informa em que ano o extintor foi recarregado. No anel de metal a data é puncionada, enquanto os anéis de plástico são de cores diferentes conforme o ano que representam: Para o ano de 2012 o anel é AMARELO. Para 2013 o anel é VERDE. Para 2014 o anel é BRANCO. Para 2015 o anel é AZUL. Para 2016 o anel é PRETO.Para 2017 o anel é LARANJA e para 2018 o anel é PÚRPURA. O anel deve apresentar o nome da empresa responsável pela sua colocação.

O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro  demonstra que o extintor foi fabricado e manutenido por Extintor de incêndio rotulo seloempresas certificadas e credenciadas pelo Inmetro. No extintor novo o selo é avermelhado e traz informações do fabricante. No extintor que já passou por manutenção o selo é azulado e traz informações sobre a empresa e a data da manutenção.


Links Importantes: